quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cláudio Martins

Meu segundo livro, "Viagem Espacial Interativa", de 2009, foi ilustrado pelo Cláudio Martins. Assim que a editora sugeriu o nome, aceitei sem pensar duas vezes. Afinal era o Cláudio Martins. Quando contei aos meus filhos quem seria o ilustrador, eles nem acreditaram. Na época (maior coincidência) a escola do mais velho estava dando a coleção Casa Amarela, ilustrada pelo Cláudio, e o menino estava amarradão nos livros. Quando soube quem daria cor ao meu texto, tratou de contar a todos os amigos.

Cláudio Martins nasceu em Juiz de Fora (MG). Formado em Desenho Industrial, escreveu por volta de 40 livros, ilustrou cerca de trezentos e criou de mais de mil capas de livros para diversas editoras. Entre seus prêmios estão:
Selecionado para o Prêmio Catalunia de Ilustração, na Espanha (1989); Participação na lista de Honra do IBBY (International Board on Books for Young Peoples), Suíça (1990); Prêmio Octogone – Literatura de Transgressão, Paris; Prêmio Jabuti (ilustração 1991 e 1992); Prêmio APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte, e o Prêmio Melhor Livro para Crianças e Autor Revelação – com o livro "Eu e minha Luneta"; Prêmio Adolfo Aizem de Ilustração. Participação em feiras de livros, de 1994 a 2000: Catalunia – Espanha; Frankfurt – Alemanha; Bolonha – Itália; Gotemburgo – Suécia; Quito – Equador, e Bratislavia – Eslováquia.

As ilustrações do Cláudio para o "Viagem Espacial Interativa" ficaram muito legais. Seu menino de cabelo azul e os peixes são quase uma marca registrada do ilustrador. O cara também é muito simpático. Logo que nosso livro ficou pronto, mandei-lhe um e-mail agradecendo pelo trabalho. Ele respondeu:

"Olá, Alexandre!
Muito grato pelos elogios.
Seu livro é muito bom, ótimo para ilustrar!
Quem me dera fossem todos assim...
O trabalho da Cris é ótimo!
Parabéns para a família!"

Um comentário:

  1. Caro Alexandre sou tbm autor ilustrado pelo Claudio Martins e sabedor de sua morte tentei entrarvem contato com o telefone dele. Quero fazer uma honenagem a ele na academia niteroiense de belas artes e pergunto se v tem telefone da familia dele. Grato

    ResponderExcluir