quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Projeto Mar de Palavras

Penélope Martins é contadora de histórias, escritora, poeta, colunista do jornal ABCDMaior e, pasmem, advogada. 


Essa moça espevitada é a idealizadora do projeto Mar de Palavras. Com o intuito de valorizar nossa língua portuguesa e promover um diálogo musical e literário entre Brasil e Portugal, Penélope se juntou ao músico e artista plástico Joel Costa Mar e à fotógrafa, e também advogada, Monika Tognollo.

O projeto começou com um convite para contar histórias na exposição Lá e Cá (outro intercâmbio literário), dos escritores brasileiros Selma Maria e José Santos. Sua amizade com Alice Vieira, conhecida escritora portuguesa de literatura para jovens, rendeu não só o convite para a exposição, como também a parceria com Joel, amigo convidado por Penélope para o projeto. Os dois musicaram, entre outras, a história Arca do Tesouro, de Alice, e Violeta Dengosa, de Penélope.

Penélope e Joel no SESC Santos - Foto de Monika Tognollo

E não é que receberam outro convite? Dessa vez do Museu da Guarda, que pertence à Secretaria de Cultura de Portugal, para apresentações em terras lusitanas. As datas confirmadas estão abaixo.

Bem, a cabeça de Penélope não para. Ela resolveu aproveitar a viagem para promover outra troca literária. Convidou autores brasileiros para enviarem livros autografados às crianças portuguesas que eles não conhecem. Pensou que receberia uns dez livros, mas estes já passam de quarenta, incluindo aí na lista os meus Aniversário no Cemitério (Escrita Fina), O Porteiro do Condomínio dos Monstros (Baobá) e Histórias a Quatro Patas (FTD). Os livros que chegarem até novembro, quando o trio embarca para Portugal, serão doados para a biblioteca da Escola Básica Alice Vieira, aberta para quem quiser visitar. Em contrapartida, sua amiga Alice está juntando livros autografados por escritores portugueses para serem doados aqui no Brasil. Ainda não está definido quem receberá a coleção.

Alguns livros que seguirão para Portugal.

Maiores informações em:
projetomardepalavras.wordpress.com.

Mar de Palavras 
Contação de histórias: 
A Arca do Tesouro, de Alice Vieira
Violeta Dengosa, de Penélope Martins
Data: 28 e 29.11.2013 - Local: Museu da Guarda, Portugal
Data: 03 e 04.12.2013 - Local: Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich (Lisboa)

Um comentário:

  1. Admiro pessoas que usam o livro como ESTRELA...não a pessoa, como espetáculo!!!!!
    LINDO,LINDO!!!! ADOREI!!!!!

    ResponderExcluir