terça-feira, 19 de novembro de 2013

Monstros em Jaraguá do Sul - SC

Há poucas semanas recebi um e-mail da professora Eloísa Ross e soube do seu trabalho com as crianças da EMEF Helmuth Gulherme Duwe, de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Ela tinha um projeto baseado no livro Condomínio dos Monstros e quis compartilhar comigo. Bem, eu achei super bacana e torci para que tudo ficasse pronto dentro do curto prazo que ela tinha.

Soube que o evento foi um sucesso e recebeu elogios de muita gente. Saiu até reportagem no programa Conexão Norte da TV Record (10/11/13).


O projeto fez parte do Seminário pelo Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, que ocorreu na região.

Dentre os trabalhos desenvolvidos por Eloísa e seus alunos estão o mural de curiosidades egípcias, cartas para a múmia da história, pesquisas sobre crendices em relação à sexta-feira 13, conselhos de higiêne corporal para o Lobisomem, mumificação de bonecas de acordo com o ritual egípcio (adorei isso!), construção do Condomínio dos Monstros, construção de bichos-papões, esqueletos e fantasmas, apresentação da coreografia de "Thriller" com as crianças fantasiadas de múmias e muito mais.

Hoje, vendo as fotos e as imagens da entrevista, pude sentir o carinho e a dedicação que a garotada colocou no trabalho. Para quem não sabe do óbvio, esse é um dos maiores incentivos para o autor. Quero muito agradecer à Eloísa Ross e às crianças que me deram tanta alegria. Palmas para vocês!

Painel de curiosidades, esqueletos, fantasmas, bichos-papões e condomínios roxos.



Bonecas mumificadas

Apresentação do trabalho


Coreografia de "Thriller"

Construção do Condomínio dos Monstros


Dicas de higiene para o Lobisomem


Montagem do gráfico do monstro mais assustador

3 comentários:

  1. Meu nome é Camila Prudêncio Lisiak, tenho sete anos e sou aluna da Professora Eloísa. Adorei participar do projeto, eu e meus amigos nos esforçamos bastante e aprendemos muito. Em nome de todos os meus amigos quero agradecer a todas as pessoas que nos ajudaram e principalmente as Professoras Dayane Marques que nos ensinou a coreografia e a Professora Eloísa: Muito obrigada por todo esse conhecimento, vocês são fantásticas. Amo vocês.

    ResponderExcluir
  2. Querida Camila Prudêncio Lisiak, é um prazer poder contribuir com seu crescimento! São por vocês que estamos sempre em busca de algo atrativo para oportunizar o conhecimento, mesmo que seja um trabalho 'horripilante' como este...hehehe...Valeu querida! Um beijo no seu coração

    ResponderExcluir
  3. Sou professora da Escola Helmuth Guilherme Duwe, fiquei muito emocionada com todo os trabalho realizados pelos alunos, pela Profa Eloisa e pela Profa Dayane, minha amigas de coração, pessoas competentes e que sempre buscam crescimento e aprendizagem principalmente aos nossos alunos. Começo seu trabalho e essa obra, adoro , maravilhoso seu livro, estou ansiosa pra ler " O porteiro do Condomínio", parabenizo-o pelo reconhecimento e contato que fez com a Eloisa e seus alunos. Ficou feliz pela Eloisa por ter proporcionado as crianças ( meus ex alunos eheheh) essa experiência e aprendizagem... abraços Professora Michela

    ResponderExcluir